sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Live Killers (1979)


Live Killers foi o primeiro álbum ao vivo e duplo lançado pelo Queen e tem uma posição de certa forma ambígua na história da banda. O álbum é composto de faixas escolhidas pelo próprio Queen de 16 diferentes concertos de sua turnê européia no começo de 1979 (composta de 28 shows em 7 países).

Apesar de discussões a respeito da diferença de acomodações durante a turnê, embora cada um dele estivesse numa casa, os rapazes encararam um mês de trabalho intensivo nos estúdios Mountain, em Montreux, escolhendo e mixando faixas de 16 dos shows europeus para o álbum duplo.

Nesse meio-tempo, gastaram parte do dinheiro que haviam acumulado antes de repatriá-lo para a Inglaterra, para fugir de impostos. Eles acabaram comprando o Mountain.

Apesar da turnê ter sido bem sucedida, o set list por esse tempo focava demais nos Rock de Arena do Queen e deixava de lado o lado mais peculiar da banda, por isso músicas como Good Old-Fashioned Lover Boy e épicas excursões como Father To Son ficaram de fora do repertório.

É provável que Live Killers tenha sido lançado porque o Queen não tinha planos imediatos para um follow-up para Jazz e suas gravadoras queriam alguma coisa para segurar mais a demanda nesse ínterim. Espalhadas por quatro lados de vinil, a lista de faixas abrangia toda carreira até aquele momento em 22 hits conhecidos e raridades pouco conhecidas, incluindo raras apresentações ao vivo, como Dreamer’s Ball, Spread Your Wings, e Don’t Stop Me Now, três músicas que ficariam de fora dos sets ao vivo até o final de 1979. Também foi apresentado um longo medley composto de seis músicas (Death On Two Legs, Killer Queen, Bicycle Race, I’m In Love With My Car, Get Down, Make Love, e You’re My Best Friend). O álbum capta também a versão “rápida” ao vivo de We Will Rock You e uma nova versão de Love Of My Life, além de jam sessions ferozes, estendidas, durante Now I’m Here e Brighton Rock, a última das quais se prolonga por mais de 12 minutos.

É claro, os hits familiares - We Will Rock You, We Are The Champions, Tie Your Mother Down, Let Me Entertain You, Bohemian Rhapsody, ’39, Keep Yourserlf Alive, God Save The Queen e Now I’m Here estão aqui - estão todos aqui. Entretanto, o Queen abertamente admitiu o uso de fitas para a seção operística de Bohemian Rhapsody.

Infelizmente, quatro faixas - Somebody To Love, It’s Late, Fat Bottomed Girls, e If You Can’t Beat Them - foram omitidas, todos as quais foram excelentes canções da turnê e deveria ter sido lançadas.

Lançado em junho de 1979, Live Killers foi o mais bem-sucedido dos álbuns ao vivo da banda (chegando a disco duplo de platina nos EUA e ao 16ª lugar na parada dos 200 da Billboard). Porém, inicialmente foi o mais ridicularizado. Brian May e Roger Taylor revelaram que a banda não ficou satisfeita com a mixagem final, feita por eles mesmos. As intervenções de edição são claras e abundantes. Além disso, as apresentações ao vivo do Queen eram todas teatrais e visuais e isso se perdeu muito na transição para áudio em vinil.

Apesar disso, o álbum alcançou a terceira posição nas paradas do Reino Unido. Excepcionalmente, um live single – uma versão reconstruída de Love Of My Life - foi lançado antes do álbum em junho de 1979, atingindo um sombrio número 63 no Reino Unido. Em vez desse single, os EUA receberam We Will Rock You (fast live version), em agosto, que não conseguiu atingir as paradas.

NINGUÉM USOU SINTETIZADORES

Informações

Nome: Live Killers
Lançamento: Junho de 1979
Gravação: Gravado em vários concertos durante a turnê européia da banda, janeiro - março de 1979. Mixagem no Estúdio Mountain
Duração: 90:05
Produtores: Queen e John Etchells
Lançado em: Reino Unido, EUA, Japão, Alemanha, Holanda, Suécia, Iugoslávia, Brasil, Argentina, México, Chile, Peru, Venezuela, Uruguai, Canadá, Coréia do Sul, África do Sul, Taiwan, Cingapura, Malásia, Hong Kong e, possivelmente, Nova Zelândia.O álbum foi relançado em CD em 08 de setembro de 2003 em uma caixa de CD slim.Faixas selecionadas do álbum foram lançados em 1985 no Japão, África do Sul, Austrália e Brasil intitulado como 'Queen Live' e na Nova Zelândia como 'Queen Live In Concert ".

Singles: Love Of My Life (Live) [B-Side: Now I’m Here (Live)] (1979), We Will Rock You (fast live version) [B-Side: Let Me Entertain You (Live)] (1979)

Faixas

Vinil

• Lado 1:
  1. We Will Rock You (fast)
  2. Let Me Entertain You
  3. Death On Two Legs (Dedicated to......
  4. Killer Queen
  5. Bicycle Race
  6. I'm In Love With My Car
  7. Get Down, Make Love
  8. You're My Best Friend
• Lado 2:
  1. Now I'm Here
  2. Dreamers Ball
  3. Love Of My Life
  4. '39
  5. Keep Yourself Alive
• Lado 3:
  1. Don't Stop Me Now
  2. Spread Your Wings
  3. Brighton Rock
• Lado 4:
  1. Bohemian Rhapsody
  2. Tie Your Mother Down
  3. Sheer Heart Attack
  4. We Will Rock You
  5. We Are The Champions
  6. God Save The Queen
CD

• Disco 1:
  1. We Will Rock You (fast)
  2. Let Me Entertain You
  3. Death On Two Legs (Dedicated to......
  4. Killer Queen
  5. Bicycle Race
  6. I'm In Love With My Car
  7. Get Down, Make Love
  8. You're My Best Friend
  9. Now I'm Here
  10. Dreamers Ball
  11. Love Of My Life
  12. '39
  13. Keep Yourself Alive
• Disco 2:
  1. Don't Stop Me Now
  2. Spread Your Wings
  3. Brighton Rock
  4. Bohemian Rhapsody
  5. Tie Your Mother Down
  6. Sheer Heart Attack
  7. We Will Rock You
  8. We Are The Champions
  9. God Save The Queen
Curiosidades

O primeiro álbum ao vivo do Queen demorou muito para ser lançado, mas isso não quer dizer que não houve planos no passado: a banda havia planejado seus shows no Rainbow Theatre em novembro de 1974 como seu primeiro álbum ao vivo, porém sentiu-se que o Queen ainda estava muito “jovem” para lançar um álbum ao vivo. As razões para os shows de Earls Court (junho de 1977) e Bingley Hall (maio de 1978) terem sido desconsiderados não são conhecidas.

Queen abertamente admitiu o uso de fitas para a seção operística de Bohemian Rhapsody

Brian May e Roger Taylor revelaram que a banda não ficou satisfeita com a mixagem final, feita por eles mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário