domingo, 4 de março de 2012

Hot Space (1982)

Os dezoito meses entre The Game e Hot Space foram alguns dos mais agradáveis e criativamente triunfantes para a banda: eles não apenas alcançaram a primeira posição das paradas com dois singles e o sucesso mundial com The Game, mas como também visitaram a América do Sul pela primeira vez, tocando para uma legião de fãs que sempre foram grande grandes fãs do Queen, mas nunca tiveram a oportunidade de ver sua banda favorita.

A banda, na Argentina conheceu a paranóia da Junta Militar e o jogador Maradona, com quem trocaram uma camisa da Union Jack pela da seleção Argentina. A banda, devido a sua atitude apolítica, se envolveram numa grande polemica ao jantarem (ou não) com o presidente Jorge Videla, que havia subido ao poder com um golpe de estado em 1976 e estabeleceu a Junta Militar. Entretanto, segundo a lembrança mais forte de Brian May, eles jantaram com Roberto Viola – embora Viola não tenha substituído Videla até 29 de março, três semanas depois de o Queen sair da Argentina. Talvez a banda tenha jantand com o presidente-prestes-a-assumir. Roger Taylor se recusou a comparecer ao jantar com Videla (ou Viola). A banda deixou a Argentina com todos os seus álbuns na parada das 10 Mais nacional, e Love Of My Life ficou um ano na parada de compactos.

O Brasil, por sua vez, não ofereceu nenhum desafio moral, apenas frustrações no Rio de Janeiro e grandes emoções em São Paulo. Afirmando que o show do Queen não se enquadrava nos requisitos de evento “cultura”, as autoridades do Rio negaram ao grupo a licença para se apresentarem no Maracanã. Então, a banda voou para São Paulo e fez dois shows triunfais no estádio do Morumbi, batendo recorde mundial. Assim como na Argentina, a banda deixou o Brasil com seus álbuns na parada dos 10 Mais e Love Of My Life como grande sucesso entre os brasileiros.

A recepção calorosa a banda permaneceria com eles para sempre, e todos falavam com imenso carinho sobre suas experiências na América do Sul por muitos anos após. May disse: “Foi maravilhoso – e nós ganhamos dinheiro”. Três milhões e meio de libras, declarados. Com tudo isso, não houve pressa para voltar ao estúdio para gravar o inevitável seguimento de The Game: Hot Space

O Queen tirou uma folga, exceto Taylor, que lançou Fun in Space, o primeiro disco solo de um membro da banda. Apenas em 1981 as sessões começaram. Em vez de retornarem ao Musicland Studios, porém, a banda finalmente gravou em seu recém-adquirido Mountain Studios. Após o nascimento da filha de Brian, Louisa, em 22 de maio de 1981, a banda reformou o estúdio de Montreux. Quase de imediato, deram sorte. Seu engenheiro, David Richards, soube que David Bowie, outro de seus clientes regulares, estava na cidade e havia ligado para. Richards pediu a Bowie que ele fosse ao estúdio ver o que estava acontecendo. Richards sugeriu que eles trabalhassem em algo para ver o que aconteceria. De maneira totalmente espontânea, eles, de repente, estavam compondo algo em parceria. Um espontâneo e barulhento confronto por 24 horas ininterruptas de egos inflados. Assim, Under Pressure nasceu. Enquanto a melodia de People on Streets (idéia de Roger), que com a chegada de Bowie se transformou em Feel Like, se transformava durante a noite em Under Pressure, Bowie “assumiu a letra da canção”. Entretanto, apesar disso, a mixagem só terminou em uma sessão adicional em Nova York, em outubro.

As sessões foram interrompidas em setembro para os cinco dias de festa em comemoração aos 35 anos de Freddie Mercury. Depois, a banda voltou para a América do Sul e foram para o México. Ainda em 1981, a banda gravou pela primeira ver um concerto, nomeado de We Will Rock You, no Forum, Montreal, Canadá (Shows estes que foram relançados várias vezes, até seu re-relançamento como o CD duplo e o DVD Queen: Rock Montreal em 2007). De volta para a casa, comemorando os dez anos desde que John Deacon havia completado a formação do Queen, eles lançaram, em novembro de 1981, o álbum Greatest Hits, que chegou ao nº 1 no Reino Unido, tornando-se hoje, o álbum mais vendido da história de lá.

As sessões de Hot Space foram retomados no Ano Novo. De dezembro a março os rapazes ficaram em Munique, no Musicland, onde a luta pelo coração musical do Queen atingiu um crescendo. Com tantos desentendimentos, John, a certa altura, levantou e saiu sem discussão, deixando apenas um bilhete em seu baixo: “Fui para Bali por 10 dias”. Freddie tornou-se encapsulado pela vida noturna. Até mesmo os outros começaram a sair e festejar muito, resultando quem um Brian, normalmente sóbrio, tornar-se severamente embriagado durante as sessões de gravação. Foi depois de uma noite particularmente estridente de festa que Brian, depois de ter alguns, gravou o solo para Put Out The Fire e insistiu que Mack o banhasse em eco. Nessas disputas, quase sempre May saía perdendo; sua guitarra era pouco ouvida em Hot Space. Segundo ele, “Estávamos todos enlouquecendo [...] Era uma situação muito competitiva. Freddie estava disposto a levar a música para áreas que Roger achava que não fazia parte de nosso mundo... e por aí afora”. Taylor e Brian realmente concordaram que Hot Space “foi longe demais na estrada” na música disco/dance. Freddie era sempre quem fazia a mediação durante as “brigas”, apesar de suas alterações de humor, que mudava de resolvedor-de-problemas para campeão-de-chiliques. Mesmo com tantos anos passados, a banda recorda com muito pouco carinho desse período, principalmente Brian, que afirmou que este foi um período negro para eles.

Hot Space foi lançado em maio de 1982, logo depois de o Queen assinar pra mais seis discos com a EMI, assim como a turnê de apoio foi chegando ao fim, a banda havia excursionado essencialmente em apoio ao single Body Language, que foi lançado no início de abril e recebeu críticas mornas, chegando a uma triste posição de número 25 no Reino Unido (provavelmente impulsionado pelo tributo a John Lennon, Life Is Real (Song For Lennon), no lado B e pela capa banida por mostrar corpos nus), a sua pior colocação em seu território desde Love Of My Life (Live), em junho de 1979. Outros singles do álbum não foram muito melhores, apenas Las Palabras De Amor (The Words Of Love) chegou ao Top Vinte, atingindo a posição de número 17 em junho de 1982. Back Chat alcançou um lamentável #40 em agosto. Nos EUA, Body Language se saiu surpreendentemente melhor, chegando a posição de número 11, apesar de Calling All Girls ter chegado a horrível posição de número 60 nas paradas americanas, enquanto Staying Power, uma escolha estranha para um single nos EUA, não chegou as paradas. Felizmente, Under Pressure, lançado como single ainda em 1981, se saiu maravilhosamente bem, dominando as paradas britânicas na primeira posição.

Quanto ao álbum, que chegou a um respeitável quarto lugar no Reino Unido, alcançou a vigésima segunda posição nos EUA, uma posição melhor do que Flash Gordon, mas, considerando que The Game tinha alcançado o primeiro lugar menos de dois anos antes, isto foi uma grande decepção, e um relativo fracasso e a banda nunca mais alcançaria o Top Vinte das paradas norte-americanas.

Taylor e May nunca gostaram muito de Hot Space, que foi influenciando pelo sucesso da dançante Another One Bites The Dust. O álbum, segundo o produtor Mack, “é muito desvalorizado, bastante hi-tech (embora fosse ainda) todo analógico”. Mack disse que o disco era seu trabalho favorito com o Queen. Contam que Michael Jackson declarou que Hot Space influenciou Thriller, lançado em dezembro de 1982 – fato concebível, dado seu interesse anterior pelo Queen.

O Queen teve uma primavera estranha e um verão antecipado. A turnê européia – a primeira com um instrumentista extra, Morgan Fisher, ex-Mott The Hoople, nos teclados – encontrou um grupo num raro estado de desordem musical. May temia que fãs leais ficassem “chocados” com a mudança para rimos dançantes e resolutamente enfiou acordes de guitarras nas músicas durante as apresentações ao vivo. Não era para ser daquele jeito, mas em 15 de setembro de 1982 a banda fez seu ultimo show nos EUA, no L.A Fórum, em Inglewood, Califórnia. Isso se deveu a circunstâncias incontroláveis, mas o fracasso comercial e a frustração com Hot Space nas paradas americanas, após o sucesso de The Game no país, que levaram o triste fim dos shows do Queen nos EUA. Alem disso, nos meses seguintes, o descontentamento com o Elektra, selo comercial do Queen nos EUA, desestimulou a banda renovar contrato com a gravadora; em vez disso, o Queen negociou com a Capitol, grupo americano pertencente à empresa fonográfica britânica EMI.

Informações

Nome: Hot Space
Lançamento: Maio de 1982
Gravação: Julho de 1981 – Março de 1982 nos Estúdios Mountain e Musicland
Duração: 43:33
Produtores: Queen, David Bowie (em Under Pressure) e Mack
Lançado em: Reino Unido, EUA, Japão, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha Oriental, Grécia, Irlanda, Checoslováquia, Brasil, Argentina, México, Chile, Peru, Venezuela, Colômbia, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África, Rússia, Índia, Coréia do Sul, Taiwan, Tailândia, Cingapura, Malásia, Hong Kong e, possivelmente, no Uruguai.

Singles: Under Pressure [B-Side: Soul Brother] (1981); Body Language [B-Side: Life Is Real (Song For Lennon)] (1982); Las Palabras De Amor (The Words Of Love) [B-Side: Cool Cat] (1982); Back Chat [B-Side: Staying Power] (1982); Calling All Girls [B-Side: Put Out The Fire]; Staying Power [B-Side: Back Chat. No Japão, o B-Side foi Calling All Girls] (1982)

Faixas

Vinil

• Lado 1:
  1. Staying Power
  2. Dancer
  3. Back Chat
  4. Body Language
  5. Action This Day
• Lado 2:
  1. Put Out The Fire
  2. Life Is Real (Song For Lennon)
  3. Calling All Girls
  4. Las Palabras De Amor (The Words Of Love)
  5. Cool Cat
  6. Under Pressure (+ David Bowie)
CD Hollywood Records 1991

  1. Staying Power
  2. Dancer
  3. Back Chat
  4. Body Language
  5. Action This Day
  6. Put Out The Fire
  7. Life Is Real (Song For Lennon)
  8. Calling All Girls
  9. Las Palabras De Amor (The Words Of Love)
  10. Cool Cat
  11. Under Pressure (+ David Bowie)
  12. Body Language (remix)

CD Universal Records 2011 (Queen: 40 Anos)

• Disco 1:
  1. Staying Power
  2. Dancer
  3. Back Chat
  4. Body Language
  5. Action This Day
  6. Put Out The Fire
  7. Life Is Real (Song For Lennon)
  8. Calling All Girls
  9. Las Palabras De Amor (The Words Of Love)
  10. Cool Cat
  11. Under Pressure (+ David Bowie)
• Disco 2 – Bonus EP:
  1. Staying Power (Live at Milton Keynes Bowl, June 1982)
  2. Soul Brother (non-album B-side)
  3. Back Chat (Single Remix)
  4. Action This Day (Live im Tokyo, November 1982)
  5. Calling All Girls (live in Tokyo, November 1982)
• iTunes - Vídeos bônus exclusivos:
  1. Las Palabras De Amor (The Words Of Love) (Top Of The Pops version, June 1982)
  2. Under Pressure (Rah Mix) (promotional video)
  3. Action This Day (live at Milton Keynes Bowl, June 1982)
Curiosidades

Soul Brother contem citações a outras músicas do Queen, como Under Pressure, We Will Rock You, Keep Yourself Alive, Somebody To Love, You’re My Best Friend

Cool Cat, originalmente, contia backing vocals de David Bowie, que não gostou do resultado e gentilmente pediu para que sua participação fosse retirada.

As obscuras palavras presentes no final de Dancer são relatados como sendo uma chamada "despertador" gravada no Munich Hilton. Conseqüentemente, eles são estão em alemão. Uma versão é relatada é: "Guten Morgen, Sie wünschten geweckt zu werden." que pode ser traduzid apara o inglês como "Good Morning, you wish to be woken up."

Las Palabras de Amor (The Words Of Love) é, junto a Teo Torriatte (Let Us Cling Together) e Mustapha, uma das únicas músicas do Queen a ser, ou ter o refrão, cantada em outra língua sem ser o inglês. A música foi escrita por Brian em homenagem à recepção calorosa e carinhosa dos sul-americanos durante a primeira turnê do Queen na América do Sul.

Contam que Michael Jackson declarou que Hot Space influenciou Thriller, lançado em dezembro de 1982 – fato concebível, dado seu interesse anterior pelo Queen.

Neste período, foi a primeira vez que Freestone, que de figurinista banda foram promovido a assistente pessoal de Freddie Mercury, assistia à gravação de um álbum do Queen desde o início.

A turnê européia de Hot Space foi a primeira com um instrumentista extra, Morgan Fisher, ex-Mott The Hoople, nos teclados.

Interrupções nas gravações de Hot Space foram provocadas pelas malfadas turnês do Queen no México e Venezuela e dois concertos em Montreal, Canadá, especificamente montados para filmagem.

Under Pressure foi remixada especialmente para o álbum Queen + Greatest Hits III. O Remix, chamado de Under Pressure (Rah Mix), foi lançado como single do álbum.

Um comentário:

  1. Todo mundo adora chamar o álbum de pior, mas na minha opinião ele tem canções muito boas. Las Palabras de Amor é muito linda. E a Under Pressure é sem dúvida uma das melhores músicas do Queen, o começo da música, com o baixo, é inesquecível. Mas a canção Body Language realmente não agrada muito...

    ResponderExcluir