domingo, 29 de abril de 2012

The Works (1984)

Após a decepção e certo fracasso com Hot Space, lançado em 1982, o Queen se distanciou definitivamente do mercado norte-americano e se encontrava em um raro estado de desordem musical. O período entre a gravação e lançamento de Hot Space foi recheado de “brigas” e farra. Mesmo com tantos anos passados, a banda recorda com muito pouco carinho desse período, principalmente Brian May, que afirmou que este foi um período negro para eles. Após outra turnê japonesa no outono de 1982, o Queen bocejava de tédio. Como Roger Taylor declarou em uma entrevista: “Ficamos de saco cheio e estávamos sem inspiração”. Em entrevista coletiva, eles admitiram isso e iniciaram a primeira pausa longa em vários anos de carreira. Muita farra acompanhou a pausa – com destaque para a prisão de Taylor durante o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Mônaco e subseqüente expulsão do Principado por razões nunca especificada.

Roger Taylor (em Montreux), Brian May (em Los Angeles) e Freddie Mercury (em Munique) voltaram aos estúdios para gravar material solo, embora isso fosse um descanso, não uma separação oficial do grupo. Apenas John Deacon passou a maior parte das férias em casa – sem contar uma viagem com a família para a Suíça, com uma parada a fim de tocar baixo para Taylor.

Porá a sorte de todos os fãs, os membros do Queen sentiam saudade de trabalhar juntos. No verão de 1983, o empresário da banda, Jim Beach, estava em conversações com o diretor Tony Richardson, que estava trabalhando em uma adaptação cinematográfica do romance de John Irving de 1981, The Hotel New Hampshire. Feito o convite, o Queen reuniu-se no meio de agosto de 1983 em Los Angeles, trouxe Mack de Munique e reservou o estúdio Robert Plant. Nesta, que foi a primeira e única vez que o Queen gravou nos Estados Unidos, a banda planejava trabalhar em dois projetos paralelamente: na trilha sonora de The Hotel New Hampshire e no seu próximo álbum, The Works, algo semelhante ao que fizeram com Flash Gordon e The Game. As sessões começaram com produtividade impressionante, porém tornou-se evidente que trabalhar em dois grandes projetos ao mesmo tempo, seria demorado e desgastante. E o entusiasmo não eliminou as perturbações.

Durante este período, Freddie se esbaldava em clubes e passou um dia bem incomum compondo com Michael Jackson, que o convidou para conhecer sua mansão em Encino. Os dois criaram três canções: There Must Be More To Life Than This, State Of Shock e Victory, que apesar de algumas havem versões alternativas lançadas, nunca foram lançadas oficialmente. Mercury conclui que Michael era “um cara legal”.

Enquanto o Queen trabalhava, a inspiração original para sua volta ao estúdio foi cancelada quando o diretor de The Hotel New Hampshire, Tony Richardson, disse que gostou do que o grupo havia composto, mas iria usar trilha sonora com música clássica porque ficaria mais barato. Da trilha sonora, foi aproveita apenas uma única música conhecida, Keep Passing The Open Windows, cujo nome era uma frase usada constantemente no filme. Escrita por Freddie e gravada pela banda antes da decisão de Richards, a música entrou no álbum. Após a festa de aniversário de Freddie em setembro, o Queen se dirigiu ao Musicland mais uma vez, e trabalhou até a finalização em janeiro de 1984. Nesse meio-tempo, May lançou seu primeiro solo em compacto, Starfleet, e um mini-LP de três faixas, Starfleet Project, com a presença de Eddie van Halen, Roger e outros amigos seus. Enquanto Deacon conhecia seu quarto filho, Joshua, que nasceu em 13 de dezembro, Freddie, que já havia tido um namorado em Munique – o dono de restaurante Winnie Kirchberger – , encontrou sua alma gêmea na atriz alemã Barbara Valentin.

Dez canções conhecidas – nove que acabaram entrando no álbum e o B-Side I Go Crazy - foram gravadas, apesar de vários outtakes serem datados desse período, incluindo canções que acabaram no primeiro álbum solo de Freddie (There Must Be More To Life Than This e Man Made Paradise), bem como o seu primeiro single (Love Kills), enquanto Freddie explicou que Roger tinha escrito cerca de quatro ou cinco músicas para o álbum antes de vir com Radio Ga Ga (é provável que estas canções foram lançadas no segundo álbum solo solo de Roger, Strange Frontier). Brian também estava escrevendo mais, e teria apresentado Let Me In (Your Heart Again) durante as sessões. A música foi gravada, mas permaneceu inédita, até que foi dada à sua namorada, Anita Dobson, que a gravou em 1987 em seu álbum de estréia, Talking of Love. Mais mundano, a fundação de Let Me Live foi gravado em Los Angeles como Another Piece Of My Heart, uma breve sessão jam com Rod Stewart nos vocais adicionais e Jeff Beck na guitarra.

Se o gosto azedo de Hot Space afetou a produtividade da banda, eles não mostraram isso. Em vez de avançar com os sons de seu álbum anterior, o Queen procurou voltar a fazer o que sempre fez de melhor e como resultado, teve músicas que remetem a outras épocas da ilustre história da banda. Tear It Up lembra a batida forte de We Will Rock You, enquanto Man On The Prowl foi escrito como um dos últimos dias de Crazy Little Thing Called Love. O álbum contem clássicas e potentes faixas de rock (Tear It Up e Hammer To Fall, ambas escritas por Brian May), a dançante, clássica e smash hit I Want To Break Free (de autoria de John Deacon) e o grande sucesso Radio Ga Ga, escrita por Roger Taylor. Sem esquecer é claro, mais um sucesso de Freddie Mercury, It’s A Hard Life e o lamento de Mercury e May, Is This The World We Created....?

Em uma nota mais clara, sintetizadores e baterias eletrônicas foram finalmente integrados com sucesso na música do Queen; para os fãs puristas, isso não era notícia retumbante, mas deve ser lembrado que o ano era 1984 e que os sintetizadores e baterias eletrônicas eram as últimas tendências.

Os rapazes decidiram que a animada Radio Ga Ga de Taylor era o single “matador” de que estavam precisando depois de Hot Space. Investiram 110 mil libras num vídeo promocional que apresentava um clipe do filme mudo Metropolis, de 1927, clássico do diretor Fritz Lang, sugestão de Freddie. Lançado em janeiro de 1984, Radio Ga Ga foi um sucesso. Chegou ao segundo lugar no Reino Unido e em primeiro em outros 19 países. Para o Queen, a canção fechou um ciclo, pois agora todos os membros do grupo haviam composto grandes hits.

Lançado em 27 de fevereiro de 1984, intitulado de The Works, (que veio de um comentário feito por Roger: "Let's give them the works!") o novo álbum, apesar de todo o estresse por volta de sua produção, presenciou a música fazer sua mágica. The Works chegou a nº 2 no Reino Unido e a n° 23 nos EUA. Em abril de 1984, I Want To Break Free, hit de autoria de John Deacon, alcançou o terceiro lugar das paradas do Reino Unido e ficou entre o Top 10 de vários países. Já It’s A Hard Life, de Freddie, ficou em sexto lugar, enquanto o último single de The Works, Hammer To Fall, alcançou a décima terceira posição. Man On The Prowl foi previsto para ser lançado como último single do álbum em novembro de 1984, mas foi retirado e substituído pela sazonal Thank God It’s Christmas, que ficou na vigésima primeira posição das paradas britânicas. O fraco desempenho dos singles nos EUA teve vários fatores: a banda tinha acabado de mudar de gravadoras nos EUA, da Elektra para a Capitol; Radio Ga Ga foi prejudicada pela “guerra do jabá” travada nos bastidores da indústria fonográfica e a música foi “passada para trás” por DJs corruptos que foram atacados pela Capitol e outras gravadoras. Além disso, havia o clássico vídeo promocional de I Want To BreakFree, que enquanto foi sucesso por todo mundo, até hoje, causou polêmica nos EUA, que devido à aparição do Queen vestido de mulheres, foi retirado do ar pela MTV e outros canais.

Ao mesmo tempo, o gerente pessoal de Freddie, Paul Prenter, estava fazendo sua parte em prejudicar a reputação da banda por ser desagradável e desdenhoso para/com os meios de comunicação que foram, em geral, interessados em falar com a banda, Freddie em particular. Conseqüentemente, a banda se recusou a visitar os Estados Unidos novamente, optando em concentrar suas energias em outros países. Com isso, em janeiro de 1985, o Queen realizou dois marcantes shows no lendário festival Rock In Rio.

Informações

Nome: The Works
Lançamento: Fevereiro de 1984
Gravação: Agosto de 1983 – Janeiro de 1984 nos Estúdios Robert Plant e Musicland
Duração: 37:28
Produtores: Queen e Mack
Lançado em: Reino Unido, EUA, Japão, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, Portugal, Polónia, Turquia, Jugoslávia, Checoslováquia, Brasil, Argentina, México, Venezuela, Uruguai, Austrália, Canadá, Índia, Coréia do Sul, Israel, Rússia, Singapura, Malásia e Hong Kong.

Singles:Radio Ga Ga [B-Side: I Go Crazy] (1984); I Want To Break Free [B-Side: Machines (or ‘Back To Humans’)] (1984); It’s A Hard Life [B-Side: Is This The World We Created...?] (1984); Hammer To Fall [B-Side: Tear It Up - 12’’ Single:Hammer To Fall (Headbanger’s Mix)/ B-Side: Tear It Up] (1984); Thank God It’s Christmas [B-Side: Man On The Prowl/Keep Passing The Open Windows12’’ Single: Thank God It’s Christmas/ B-Side: Man On The Prowl (Extended)/Keep Passing The Open Windows (Extended)] (1984)

Faixas

Vinil

• Lado 1:
  1. Radio Ga Ga
  2. Tear It Up
  3. It's A Hard Life
  4. Man On The Prowl
• Lado 2:
  1. Machines (Or 'Back To Humans')
  2. I Want To Break Free
  3. Keep Passing The Open Windows
  4. Hammer To Fall
  5. Is This The World We Created...?

CD Hollywood Records 1991

1. Radio Ga Ga
2. Tear It Up
3. It's A Hard Life
4. Man On The Prowl
5. Machines (Or 'Back To Humans')
6. I Want To Break Free
7. Keep Passing The Open Windows
8. Hammer To Fall
9. Is This The World We Created...?
10. I Go Crazy
11. Radio Ga Ga (extended version)
12. I Want To Break Free (extended version)

CD Universal Records 2011 (Queen: 40 Anos)

• Disco 1:
  1. Radio Ga Ga
  2. Tear It Up
  3. It's A Hard Life
  4. Man On The Prowl
  5. Machines (Or 'Back To Humans')
  6. I Want To Break Free
  7. Keep Passing The Open Windows
  8. Hammer To Fall
  9. Is This The World We Created...?
• Disco 2 – Bonus EP:
  1. I Go Crazy
  2. I Want To Break Free (single remix)
  3. Hammer To Fall (Headbangers mix)
  4. Is This The World We Created...? (Live in Rock In Rio Festival, January 1985)
  5. It's A Hard Life (Live in Rock In Rio Festival, January 1985)
  6. Thank God It's Christmas
• iTunes – Vídeos bônus exclusivos:
  1. Tear It Up (Live at Wembley Stadium, 11 July 1986)
  2. I Want To Break Free (Live in Rock In Rio Festival, January 1985)
  3. Radio Ga Ga (promotional video)
Curiosidades

O tecladista Fred Mandel fez importante contribuição ao álbum tocando piano ou sintetizadores em Radio Ga Ga, Man On The Prowl, I Want To Break Free e Hammer To Fall

Os melhores resultados vieram das canções de Taylor e Deacon. Com o sucesso planetário de Taylor com Radio Ga Ga, todos os quatro integrantes da banda passaram a ter grandes êxitos de sua autoria.

Radio Ga Ga começou como ca-ca, porque Felix, filhinho de Taylor, assim reproduziu esse som ao ouvi-lo no rádio. Se você ouvir direito, ela continua assim. A canção também faz referência a dois acontecimentos de rádio importantes do século 20: a de transmissão de Orson Welles da “Guerra dos Mundos” de HG Wells em 1938 ("through wars of worlds/invaded by Mars") e o discurso de Winston Churchill na Câmara dos Comuns ("You've yet to have your finest hour").

A introdução de It’s A Hard Life foi baseada em Vesti la giubba de Ruggiero Leoncavallo, uma ária da sua ópera Pagliacci. Brian e Roger odeia o videoclipe da música, principalmente Roger, que odiou seu figurino.

O clássico e sensacional videoclipe de I Want To Break Free, que tem os membros do Queen vestidos de mulheres, era uma paródia da novela britânica Coronation Street, como proposto por Roger Taylor. Apesar de ser grande sucesso por todo mundo até hoje, sendo considerado um dos mais clássicos videoclipes da história, ele causou polêmica nos EUA.

Man On The Prowl foi previsto para ser lançado como último single do álbum em novembro de 1984, mas foi retirado e substituído pela sazonal Thank God It’s Christmas, que ficou na vigésima primeira posição das paradas britânicas.

Um remix instrumental de Machines (or 'Back To Humans') foi criado para o mercado dos EUA, especialmente por Brian. O remix instrumental conta com partes das músicas Ogre Battle, Flash e Goin’ Back de Larry Lurex (lançado antes do álbum Queen, por Brian Roger e Freddie. Larry era o pseudônimo de Freddie)

O Queen atraiu fuzilaria da mídia ao lançar todas as noves faixas do álbum em compactos.

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